A aterosclerose é causada pelo acúmulo de lípides (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sangüínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas. As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se. Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como conseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.
A aterosclerose pode ser evitada combatendo-se os fatores de risco - nível de colesterol alto no sangue, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e sedentarismo, ou seja, dependendo do fator de risco do indivíduo, a prevenção consiste em diminuir o nível de colesterol no sangue, diminuir a pressão sangüínea, deixar de fumar, perder peso ou começar um programa de exercício.
Olá!Somos alunos da Faculdade Leão Sampaio.Somos um grupo: (Kessia, Thamyres, Wesley, Gizelly e Priscilla.)
Criamos este blog para expor textos sobre patologias em geral. Esperamos estar contribuindo para seu estudo, pesquisa e expansão do conhecimento.O nosso objetivo??
-Sermos profissionais capazes de contribuir para o desenvolviomento do País, embasados na responsabilidade social e na ética visando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
Façam bom proveito e sejam todos bem vindos!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário