segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A ascaridíase ou ascaríase


É uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme nemátode Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga.

São vermes nemátodes, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo a fêmea (com até 40 cm de comprimento) bastante maior que o macho, e com o diâmetro de um lápis. Os ovos têm 50 micrometros e são absolutamente invisíveis a olho nu.

O ser humano infectado libera, junto às fezes, ovos do parasita. Assim a larva se desenvolve em ambientes quentes e úmidos (por exemplo, o solo nos países tropicais) no qual permanece dentro do ovo. A infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam o fígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões. Nos pulmões invadem os alvéolos, e crescem mais com os nutrientes e oxigênio abundantes nesse órgão bem irrigado. Quando crescem demasiados para os alvéolos, as larvas saem dos pulmões e sobem pelos brônquios chegando à faringe onde são maioritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estômago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos.Apesar de haver alguns casos em que são expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes.

Cálculo Renal/Litíase Urinária/Urolitíase.


O cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura, formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico que se separam da urina e se unem para formar pedras.
É duas vezes mais comum em homens, ocorrendo entre os 20 e 40 anos de idade.
A causa exata da formação dos cálculos nem sempre é conhecida,alguns alimentos pode promover a formação de cálculos em pessoas que são susceptíveis, pessoas que tenha algum familiar que já teve cálculo renal pode ser mais propensa a desenvolver. Infecções urinárias, distúrbios renais e metabólicos também estão relacionados com a formação. A desidratação, muito importante nos lugares de clima quente, também é um importante fator de risco para a formação dos cálculos renais.

Aterosclerose

A aterosclerose é causada pelo acúmulo de lípides (gorduras) nas artérias, que podem ser fabricados pelo próprio organismo ou adquiridos através dos alimentos. Ela começa quando monócitos (um tipo de leucócito mononuclear) migram da corrente sangüínea e depositam-se nas paredes arteriais e passam a acumular gorduras, principalmente colesterol, formando as placas ateroscleróticas ou ateromas. As artérias afetadas pela aterosclerose perdem elasticidade e, à medida que essas placas de gordura crescem, as artérias estreitam-se. Eventualmente essas placas podem se romper, havendo o contato das substâncias do interior da placa com o sangue, o que produz a imediata coagulação do sangue e, como conseqüência, a obstrução total e súbita do vaso, o que leva ao infarto do miocárdio.

A aterosclerose pode ser evitada combatendo-se os fatores de risco - nível de colesterol alto no sangue, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e sedentarismo, ou seja, dependendo do fator de risco do indivíduo, a prevenção consiste em diminuir o nível de colesterol no sangue, diminuir a pressão sangüínea, deixar de fumar, perder peso ou começar um programa de exercício.


Calcificação Metastática

A deposição de sais de cálcio e minerais pode ocorrer em várias partes do corpo,causando assim o que se conhece por calcificação.
Como exemplo dessas calcificações,destacaremos a calcificação metastática.
Está que ocorre devido a distúrbios dos níveis sanguíneos de cálcio, ou seja, uma hipercalcemia no sangue. Os tecidos calcificados metastáticamente, podem ser: pulmão,vasos sanguíneos, fígado, mucosa gástrica, onde pode chegar a comprometer a função desses tecidos.
Entretanto, essa calcificação devido a hipercalcemia é mais preocupante do que a calcificação em si, por está diretamente ligada a circulação sanguínea sistemica.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cálculos Patológicos

Cálculos, concreções ou litíase são os nomes dados para designar as massas esferoidais, ovóides ou facetadas, sólidas, concretas e compactadas, consistentes que se originam no interior de cavidades e condutos naturais, ou de órgãos ocos e vasos sanguíneos.


A precipitação de sais inorgânicos ao redor de um núcleo orgânico formado dentre outras coisas por agregados de células descamadas é facilitada pelo pH alcalino, alta concentração de carbonato e fosfato de cálcio, infecções e inflações.
Alguns exemplos frequentes são:Cálculos biliares (colelitíase e colélitos), urinários (urolitíase e urólitos), salivares (sialolitíase e sialólitos),brônquicos (broncolitíase e brocólitos) e vasculares formados a partir de trombos (flebólitos e arteriólitos).




Os cálculos impactados em um canal excretor promovem contração da musculatura lisa do órgão e dor violenta, podem causar obstrução das vias, um traumatismo mecânico pela concentração sobre a mucosa pode gerar necrose ou hipotrofia, favorecendo infecções e inflamações.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE


• Caracterizada pela destruição precoce das hemácias, devido à presença de auto-anticorpos na circulação, com especificidade para antígenos da membrana eritrocitária.

Causas:
• A depressão do sistema imune através de ação viral.
• Alteração dos antígenos de superfície dos eritrócitos por vírus de drogas.
Tratamento:
É feito com a suplementação de acido fólico e utilização de corticosteróides(diminui a afinidade do anticorpo; a capacidade macrofágica e a produção de anticorpos), agentes imunossupressores.

O QUE É UMA ÚLCERA?


-Úlcera é uam área focal da mucosa(pele que recobre desde a boca até o ânus)do aparelho digestivo que foi destruído pelos sucos digestivos.No caso de úlcera gátrica ou duodenal, a destruição é feita peço ácido produzido pelo estômago.A grande ,aioria não são maiores que um grão de ervilha apersar disso podem causar grande desconforto e dor.

Regeneração

A regeneração é um crescimento de células e tecidos, para substituir estruturas perdidas. Os tecidos com alta capacidade proliferativa como: o sistema hematopoético,os epitélios cutâneos e o trato gastrointestinal renovam-se continualmente e podem regenerar-se após uma lesão, enquanto as células-tronco desses tecidos não forem destruídas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Asma

A Asma é um distúrbio inflamatório crônico das vias aereas que causa episódios recorrentes de falta de ar, rigidez toráxica e tose.Esses sintomas em geral estão associados a uma broncocontrição disseminada, mas variáve,e limitação do fluxo de ar,que é pelo menos pacialmente reversíve,seja de forma espontânea ou com tratamento.Uma variedade de células ajudam na resposta inflamatória,como:eosinófilos,mastócitos,macrófagos,linfócitos T,neotrófilos e células epitélias.
De acordo com os agentes ou eventos que desencadeiam a broncoconstrição,a asma se classifica em:
-Asma atópica.É o tipo mais comume geralmente inicia na infância.A doença é desencadeada por antígenos ambientais,como poeiras,pólen,dejetos animais e alimentos;tendo ataques asmático geralmente precedidos de rinite alérgica,urticária ou eczema.
-Asma não-atópica.O segundo grande grupo;desencadeia com maior frequência por infecções do trato respiratório.
- Asma induzida por drogas.Vários agentes farmacológicos provocam asma.Aasma sensível à aspirina é um tipo raro mas indivíduos sensíveis a pequenas doses,experimentam ataques asmáticos e urticária.
-Asma ocupacional.Esta forma de asma é estimulada por fumos,poeiras orgãnicas, químicas e gases.Incluem reações tipo 1.
Com a terapia apropiada para o alívio dos ataques,os pacientes com asma são capazes de manter uma vida produtiva.
Ocasionalmente,a doença desaparece de forma espontânea.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Degeneração Gordurosa

É o acúmulo anormal reversível de lipídios no citoplasma de células parenquimatosas (principalmente de túbulos renais, hepatócitos, e fibras do miocárdio - células que normalmente metabolizam muita gordura) onde normalmente lipídios não seriam evidenciados histologicamente, formando vacúolos (pequenos e múltiplos ou único e volumoso) em conseqüência de desequilíbrios na síntese, utilização ou mobilização dos lipídio.

Na degeneração gordurosa, o lipídio predominante é o triglicerídio.


Tanto uma dieta rica em gordura (excesso de gordura no fígado), quanto pobre em proteína (são as proteínas que carregam a gordura do fígado para os tecidos) podem gerar uma degeneração gordurosa.


Muitas agressões são capazes de produzir uma esteatose:

1)Entrada excessiva de ácidos graxos livres

Aumento da ingestão de gordura

Jejum prolongado

2)Produção de ácidos graxos a partir do excesso de Acetil-CoA

3)Agentes tóxicos (Etanol)







O "fígado gorduroso" (F) tem aspecto mais amarelado e esbranquiçado,
geralmente também com um volume um pouco maior do que o fígado normal (N).

terça-feira, 18 de agosto de 2009

HIPERTENSÃO ARTERIAL


Causas:

1. HAS primária. Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada essencial, isto é, ela é uma doença por si mesma. Em 95%[carece de fontes?] dos casos a causa da doença é desconhecida. Nesses pacientes ocorre aumento da rigidez das paredes arteriais, fato que é favorecido pela herança genética em 70% dos casos. Por essa razão, é preciso verificar o histórico familiar do paciente, uma vez que, se seus pais ou parentes próximos são hipertensos, ele tem grandes probabilidades de desenvolver a doença.

2. HAS secundária. Ocorre quando um determinado fator causal predomina sobre os demais, embora os outros possam estar presentes.

1. HAS por Doença do parênquima renal.

2. HAS Renovascular. HAS Renovascular é a provocada por algum problema nas artérias renais. De maneira reacional, o rim afetado produz substâncias hipertensoras. A correção do problema renal pode diminuir a pressão arterial.

3. HAS por Aldosteronismo primário.

4. HAS relacionada a Gestação.

5. HAS relacionada ao uso de Medicamentos.

1. HAS relacionada ao uso de Anti-concepcionais.

2. HAS relacionada ao uso de Corticosteróides.

3. HAS relacionada ao uso de Anti-inflamatórios.

6. HAS relacionada a Feocromocitoma. Feocromocitoma é um tumor que produz substâncias vasoconstrictoras que aumentam a pressão arterial, produzem taquicardia, cefaléia e sudorese. A retirada deste tumor pode diminuir a pressão arterial.

7. HAS relacionada a outras causas

Influenza A [H1N1]

Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.

Variantes de H1N1 de baixa patogenicidade existem em estado selvagem, causando cerca de metade de todas as infecções por gripe em 2006.



INFLAMAÇÃO

A inflamação é uma reação complexa, geralmente necrótica, que consiste de respostas vasculares, onde há uma migração e ativação de leucócitos e reações sistemicas. Sua principal característica é uma reação dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de fluídos e leucócitos nos tecidos extravasculares.
Ela pode ser classificada em aguda e/ou crônica:
Inflamação aguda: se inicia rapidamente e tem uma duração relativamente curta de alguns minutos a várias horas ou dias; apresenta exsudação de fluídos e proteínas plasmáticas e a migração de leucócitos, predominantemente de neutrófilos.
Inflamaçã crônica: ela tem uma duração maior com presença de linfócitos e macrófagos, na proliferação dos vasos sangüíneos ocorre fibrose e necrose tissular.
A inflamação termina quando o agente agressor é eliminado e os mediadores secretados são destruídos ou dispersos. Exemplo de inflmação de pele:

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Influenza A subtipo H1N1



Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos.

A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.

Cirrose Hepática

Cirrose é uma doença difusa do fígado, que altera as funções das suas células e dos sistemas de canais biliares e sanguíneos.
Essa é uma doença crônica que leva a destruição gradual das células do fígado, o que reduz o tempo de vida do indíviduo em até 12 anos.
Existem várias causas para que ocorra a cirrose, dentre elas o alcool, só que entre as diversas causas, todas levam ao mesmo processo de destruição,ou seja, a necrose hepatocelular.
Vejam a diferença entre um fígado normal e um cirrotíco.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

AVC (Acidente Vascular Cerebral)


O tecido nervoso depende totalmente do aporte sanguíneo para que as células nervosas se mantenham activas, uma vez que não possui reservas. A interrupção da irrigação sanguínea e consequente falta de glicose e oxigénio necessários ao metabolismo, provocam uma diminuição ou paragem da actividade funcional na área do cérebro afectada (Rocha, 2003).
Se a interrupção do aporte sanguíneo demorar menos de 3 minutos, a alteração é reversível, no entanto, se ultrapassar os 3 minutos, a alteração funcional pode ser irreversível, provocando necrose do tecido nervoso.






O AVC pode ser causado por 2 mecanismos distintos, por uma oclusão ou por uma hemorragia.
Um AVC isquémico ocorre quando um vaso sanguíneo é bloqueado, frequentemente pela formação de uma placa aterosclerótica ou pela presença de um coágulo que chega através da circulação de uma outra parte do corpo.
Um AVC hemorrágico (acontece em 10% dos AVC’s) ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo, ou quando a pressão no vaso faz com que ele se rompa devido à hipertensão. A hemorragia pode ser intracerebral ou subaracnoideia. Em ambos os casos, a falta de suprimento sanguíneo causa enfarto na área suprida pelo vaso e as células morrem.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Metástase

*A Metástase é uma formação de uma nova massa tumoral a partir da primeira,levada para um local diferente da sua origem através de uma das três vias:(1)implante direto nas cavidades,(2)disseminação linfática ou (3)disseminação hematogênica.A metástase é o que caracteriza um tumor como maligno,pois os benignos não metasfatizam.

Neoplasia:O Corpo em desequilíbrio

-O câncer é uma doença que se caracteriza pela proliferação excessiva de células.Quase sempre o câncer é causado por uma combinaçãode fatores que interagem entre si;como fatores ambientais(principal causa),fatores hereditários,fatores externos,os mais conhecidos são:fumo,álcool,produtos químicos etc.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Câncer de colo de útero


-Costuma apresentar crescimento lento;
-A maioria das mulheres não apresenta qualquer sinal ou sintoma na fase de displasia ou no câncer de colo inicial.Os sintomas aparecem quando o câncer invade outros tecidos ou orgãos.
-Sinais e Sintomas:
*Pequenos sangramentos fora do perído menstrual
*Menstruação mais lomga e volumosa que o usual;
*Sangramento após relação sexual ou ducha vaginal ou exame vaginal;
*Dor durante a relação;
*Aumento de secreção vaginal.

Tipos de Biopsia

-Um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para posterior estudo em laboratório.
-Os tipos são:
*Internas(punção);
*Extemporanea(perioperatória);
*Incisional(retira parte da lesão);
*Excisional(retirada total da lesão)
*Por aspiração(retira células de processos tumorais).

Diabetes tipo 1(DM1)


Doença auto-imune caracterizada pela destruíção das células beta produtora de insulina,isso ocorre porque o organismo as indentifica como corpos estranhos.
Não se sabe as causas,porém existem relatos que algumas pessoas já nascem com genes que as predipõem à doença,ou então uma causa externa,ou também alguma agressão por determinado tipo de vírus.
Alguns dos sintomas são:
Sede constante;
Fome frequente;
Vontade de urinar várias vezes;
Perda de peso;
Fraqueza;
Vômito.

APOPTOSE E NECROSE

A morte celular em tecidos normais como uma forma de regulação da população celular é fenômeno biológico. Sua causa é intrínseca à célula e não depende de alterações do meio ambiente.
É uma fenômeno espontâneo, como se as células cometessem suicídio, uma vez que seu função não é mais necessária.
Diferentemente da Necrose (a) o processo apoptótico (b) envolve alteração de permeabilidade de membranas, condensação cromatínica, encolhimento celular, formação de corpos apoptóticos sem desintegração de organelas.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hanseníase (Lepra)

A Lepra é uma infecção lentamente progressiva causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae) conhecida como bacilo de Hansen.. O tempo de incubação após a infecção é de 2 a 20 anos. No mundo existiam 597.232 casos registrados, e foram diagnosticados 719.330 casos novos. O Brasil detém o segundo lugar no mundo, em número absoluto de casos (77.676 casos - 4,6/10.000 - Tabela 1) e índice de detecção considerado muito alto (2,41/10.000 – 41.070 casos novos)







Afeta a pele, as mucosas, os nervos periféricos e resulta em deformidades incapacitantes. Apesar da grande maioria do M. leprae está contido dentro da pele, sua transmissão é feita de pessoa a pessoa pelo contato com bacilos encontrados nas gotas de saliva, nas secreções nasais ou nas feridas dos doentes.



As pessoas devem ficar atentas aos primeiros sintomas da doença , os quais são manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam; dormência; formigamento; queda de pêlos no local e insensibilidade.
Descoberta precocemente a doença é controlável e curável, podendo haver o restabelecimento completo inclusive com regressão das lesões.