segunda-feira, 31 de agosto de 2009
A ascaridíase ou ascaríase
É uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme nemátode Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga.
São vermes nemátodes, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo a fêmea (com até 40 cm de comprimento) bastante maior que o macho, e com o diâmetro de um lápis. Os ovos têm 50 micrometros e são absolutamente invisíveis a olho nu.
O ser humano infectado libera, junto às fezes, ovos do parasita. Assim a larva se desenvolve em ambientes quentes e úmidos (por exemplo, o solo nos países tropicais) no qual permanece dentro do ovo. A infecção ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes em água ou alimentos, principalmente verduras. As larvas são liberadas no intestino delgado e alcançam a corrente sanguínea através da parede do intestino. Infectam o fígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões. Nos pulmões invadem os alvéolos, e crescem mais com os nutrientes e oxigênio abundantes nesse órgão bem irrigado. Quando crescem demasiados para os alvéolos, as larvas saem dos pulmões e sobem pelos brônquios chegando à faringe onde são maioritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estômago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos.Apesar de haver alguns casos em que são expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes.
Cálculo Renal/Litíase Urinária/Urolitíase.
O cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura, formações sólidas de sais minerais e uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico que se separam da urina e se unem para formar pedras.
É duas vezes mais comum em homens, ocorrendo entre os 20 e 40 anos de idade.
A causa exata da formação dos cálculos nem sempre é conhecida,alguns alimentos pode promover a formação de cálculos em pessoas que são susceptíveis, pessoas que tenha algum familiar que já teve cálculo renal pode ser mais propensa a desenvolver. Infecções urinárias, distúrbios renais e metabólicos também estão relacionados com a formação. A desidratação, muito importante nos lugares de clima quente, também é um importante fator de risco para a formação dos cálculos renais.
Aterosclerose
Calcificação Metastática
Como exemplo dessas calcificações,destacaremos a calcificação metastática.
Está que ocorre devido a distúrbios dos níveis sanguíneos de cálcio, ou seja, uma hipercalcemia no sangue. Os tecidos calcificados metastáticamente, podem ser: pulmão,vasos sanguíneos, fígado, mucosa gástrica, onde pode chegar a comprometer a função desses tecidos.
Entretanto, essa calcificação devido a hipercalcemia é mais preocupante do que a calcificação em si, por está diretamente ligada a circulação sanguínea sistemica.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Cálculos Patológicos
A precipitação de sais inorgânicos ao redor de um núcleo orgânico formado dentre outras coisas por agregados de células descamadas é facilitada pelo pH alcalino, alta concentração de carbonato e fosfato de cálcio, infecções e inflações.
Alguns exemplos frequentes são:Cálculos biliares (colelitíase e colélitos), urinários (urolitíase e urólitos), salivares (sialolitíase e sialólitos),brônquicos (broncolitíase e brocólitos) e vasculares formados a partir de trombos (flebólitos e arteriólitos).
Os cálculos impactados em um canal excretor promovem contração da musculatura lisa do órgão e dor violenta, podem causar obstrução das vias, um traumatismo mecânico pela concentração sobre a mucosa pode gerar necrose ou hipotrofia, favorecendo infecções e inflamações.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE
• Caracterizada pela destruição precoce das hemácias, devido à presença de auto-anticorpos na circulação, com especificidade para antígenos da membrana eritrocitária.
Causas:
• A depressão do sistema imune através de ação viral.
• Alteração dos antígenos de superfície dos eritrócitos por vírus de drogas.
Tratamento:
É feito com a suplementação de acido fólico e utilização de corticosteróides(diminui a afinidade do anticorpo; a capacidade macrofágica e a produção de anticorpos), agentes imunossupressores.
O QUE É UMA ÚLCERA?
-Úlcera é uam área focal da mucosa(pele que recobre desde a boca até o ânus)do aparelho digestivo que foi destruído pelos sucos digestivos.No caso de úlcera gátrica ou duodenal, a destruição é feita peço ácido produzido pelo estômago.A grande ,aioria não são maiores que um grão de ervilha apersar disso podem causar grande desconforto e dor.
Regeneração
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Asma
De acordo com os agentes ou eventos que desencadeiam a broncoconstrição,a asma se classifica em:
-Asma atópica.É o tipo mais comume geralmente inicia na infância.A doença é desencadeada por antígenos ambientais,como poeiras,pólen,dejetos animais e alimentos;tendo ataques asmático geralmente precedidos de rinite alérgica,urticária ou eczema.
-Asma não-atópica.O segundo grande grupo;desencadeia com maior frequência por infecções do trato respiratório.
- Asma induzida por drogas.Vários agentes farmacológicos provocam asma.Aasma sensível à aspirina é um tipo raro mas indivíduos sensíveis a pequenas doses,experimentam ataques asmáticos e urticária.
-Asma ocupacional.Esta forma de asma é estimulada por fumos,poeiras orgãnicas, químicas e gases.Incluem reações tipo 1.
Com a terapia apropiada para o alívio dos ataques,os pacientes com asma são capazes de manter uma vida produtiva.
Ocasionalmente,a doença desaparece de forma espontânea.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Degeneração Gordurosa
É o acúmulo anormal reversível de lipídios no citoplasma de células parenquimatosas (principalmente de túbulos renais, hepatócitos, e fibras do miocárdio - células que normalmente metabolizam muita gordura) onde normalmente lipídios não seriam evidenciados histologicamente, formando vacúolos (pequenos e múltiplos ou único e volumoso) em conseqüência de desequilíbrios na síntese, utilização ou mobilização dos lipídio.
Muitas agressões são capazes de produzir uma esteatose:
1)Entrada excessiva de ácidos graxos livres
Aumento da ingestão de gordura
Jejum prolongado
3)Agentes tóxicos (Etanol)
O "fígado gorduroso" (F) tem aspecto mais amarelado e esbranquiçado,
geralmente também com um volume um pouco maior do que o fígado normal (N).
terça-feira, 18 de agosto de 2009
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Causas:
1. HAS primária. Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada essencial, isto é, ela é uma doença por si mesma. Em 95%[carece de fontes?] dos casos a causa da doença é desconhecida. Nesses pacientes ocorre aumento da rigidez das paredes arteriais, fato que é favorecido pela herança genética em 70% dos casos. Por essa razão, é preciso verificar o histórico familiar do paciente, uma vez que, se seus pais ou parentes próximos são hipertensos, ele tem grandes probabilidades de desenvolver a doença.
2. HAS secundária. Ocorre quando um determinado fator causal predomina sobre os demais, embora os outros possam estar presentes.
1. HAS por Doença do parênquima renal.
2. HAS Renovascular. HAS Renovascular é a provocada por algum problema nas artérias renais. De maneira reacional, o rim afetado produz substâncias hipertensoras. A correção do problema renal pode diminuir a pressão arterial.
3. HAS por Aldosteronismo primário.
4. HAS relacionada a Gestação.
5. HAS relacionada ao uso de Medicamentos.
1. HAS relacionada ao uso de Anti-concepcionais.
2. HAS relacionada ao uso de Corticosteróides.
3. HAS relacionada ao uso de Anti-inflamatórios.
6. HAS relacionada a Feocromocitoma. Feocromocitoma é um tumor que produz substâncias vasoconstrictoras que aumentam a pressão arterial, produzem taquicardia, cefaléia e sudorese. A retirada deste tumor pode diminuir a pressão arterial.
7. HAS relacionada a outras causasInfluenza A [H1N1]
Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe)
Variantes de H1N1 de baixa patogenicidade existem em estado selvagem, causando cerca de metade de todas as infecções por gripe em 2006.
INFLAMAÇÃO
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Influenza A subtipo H1N1
Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe)
Cirrose Hepática
Essa é uma doença crônica que leva a destruição gradual das células do fígado, o que reduz o tempo de vida do indíviduo em até 12 anos.
Existem várias causas para que ocorra a cirrose, dentre elas o alcool, só que entre as diversas causas, todas levam ao mesmo processo de destruição,ou seja, a necrose hepatocelular.
Vejam a diferença entre um fígado normal e um cirrotíco.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
O tecido nervoso depende totalmente do aporte sanguíneo para que as células nervosas se mantenham activas, uma vez que não possui reservas. A interrupção da irrigação sanguínea e consequente falta de glicose e oxigénio necessários ao metabolismo, provocam uma diminuição ou paragem da actividade funcional na área do cérebro afectada (Rocha, 2003).
Se a interrupção do aporte sanguíneo demorar menos de 3 minutos, a alteração é reversível, no entanto, se ultrapassar os 3 minutos, a alteração funcional pode ser irreversível, provocando necrose do tecido nervoso.
Um AVC isquémico ocorre quando um vaso sanguíneo é bloqueado, frequentemente pela formação de uma placa aterosclerótica ou pela presença de um coágulo que chega através da circulação de uma outra parte do corpo.
Um AVC hemorrágico (acontece em 10% dos AVC’s) ocorre devido à ruptura de um vaso sanguíneo, ou quando a pressão no vaso faz com que ele se rompa devido à hipertensão. A hemorragia pode ser intracerebral ou subaracnoideia. Em ambos os casos, a falta de suprimento sanguíneo causa enfarto na área suprida pelo vaso e as células morrem.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Metástase
Neoplasia:O Corpo em desequilíbrio
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Câncer de colo de útero
-Costuma apresentar crescimento lento;
-A maioria das mulheres não apresenta qualquer sinal ou sintoma na fase de displasia ou no câncer de colo inicial.Os sintomas aparecem quando o câncer invade outros tecidos ou orgãos.
-Sinais e Sintomas:
*Pequenos sangramentos fora do perído menstrual
*Menstruação mais lomga e volumosa que o usual;
*Sangramento após relação sexual ou ducha vaginal ou exame vaginal;
*Dor durante a relação;
*Aumento de secreção vaginal.
Tipos de Biopsia
-Os tipos são:
*Internas(punção);
*Extemporanea(perioperatória);
*Incisional(retira parte da lesão);
*Excisional(retirada total da lesão)
*Por aspiração(retira células de processos tumorais).
Diabetes tipo 1(DM1)
Doença auto-imune caracterizada pela destruíção das células beta produtora de insulina,isso ocorre porque o organismo as indentifica como corpos estranhos.
Não se sabe as causas,porém existem relatos que algumas pessoas já nascem com genes que as predipõem à doença,ou então uma causa externa,ou também alguma agressão por determinado tipo de vírus.
Alguns dos sintomas são:
Sede constante;
Fome frequente;
Vontade de urinar várias vezes;
Perda de peso;
Fraqueza;
Vômito.
APOPTOSE E NECROSE
É uma fenômeno espontâneo, como se as células cometessem suicídio, uma vez que seu função não é mais necessária.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Hanseníase (Lepra)
Afeta a pele, as mucosas, os nervos periféricos e resulta em deformidades incapacitantes. Apesar da grande maioria do M. leprae está contido dentro da pele, sua transmissão é feita de pessoa a pessoa pelo contato com bacilos encontrados nas gotas de saliva, nas secreções nasais ou nas feridas dos doentes.
As pessoas devem ficar atentas aos primeiros sintomas da doença , os quais são manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam; dormência; formigamento; queda de pêlos no local e insensibilidade.
Descoberta precocemente a doença é controlável e curável, podendo haver o restabelecimento completo inclusive com regressão das lesões.