terça-feira, 18 de agosto de 2009

HIPERTENSÃO ARTERIAL


Causas:

1. HAS primária. Na grande maioria dos casos a Hipertensão Arterial é considerada essencial, isto é, ela é uma doença por si mesma. Em 95%[carece de fontes?] dos casos a causa da doença é desconhecida. Nesses pacientes ocorre aumento da rigidez das paredes arteriais, fato que é favorecido pela herança genética em 70% dos casos. Por essa razão, é preciso verificar o histórico familiar do paciente, uma vez que, se seus pais ou parentes próximos são hipertensos, ele tem grandes probabilidades de desenvolver a doença.

2. HAS secundária. Ocorre quando um determinado fator causal predomina sobre os demais, embora os outros possam estar presentes.

1. HAS por Doença do parênquima renal.

2. HAS Renovascular. HAS Renovascular é a provocada por algum problema nas artérias renais. De maneira reacional, o rim afetado produz substâncias hipertensoras. A correção do problema renal pode diminuir a pressão arterial.

3. HAS por Aldosteronismo primário.

4. HAS relacionada a Gestação.

5. HAS relacionada ao uso de Medicamentos.

1. HAS relacionada ao uso de Anti-concepcionais.

2. HAS relacionada ao uso de Corticosteróides.

3. HAS relacionada ao uso de Anti-inflamatórios.

6. HAS relacionada a Feocromocitoma. Feocromocitoma é um tumor que produz substâncias vasoconstrictoras que aumentam a pressão arterial, produzem taquicardia, cefaléia e sudorese. A retirada deste tumor pode diminuir a pressão arterial.

7. HAS relacionada a outras causas

Nenhum comentário:

Postar um comentário