terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cálculos Patológicos

Cálculos, concreções ou litíase são os nomes dados para designar as massas esferoidais, ovóides ou facetadas, sólidas, concretas e compactadas, consistentes que se originam no interior de cavidades e condutos naturais, ou de órgãos ocos e vasos sanguíneos.


A precipitação de sais inorgânicos ao redor de um núcleo orgânico formado dentre outras coisas por agregados de células descamadas é facilitada pelo pH alcalino, alta concentração de carbonato e fosfato de cálcio, infecções e inflações.
Alguns exemplos frequentes são:Cálculos biliares (colelitíase e colélitos), urinários (urolitíase e urólitos), salivares (sialolitíase e sialólitos),brônquicos (broncolitíase e brocólitos) e vasculares formados a partir de trombos (flebólitos e arteriólitos).




Os cálculos impactados em um canal excretor promovem contração da musculatura lisa do órgão e dor violenta, podem causar obstrução das vias, um traumatismo mecânico pela concentração sobre a mucosa pode gerar necrose ou hipotrofia, favorecendo infecções e inflamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário