sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hanseníase (Lepra)

A Lepra é uma infecção lentamente progressiva causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae) conhecida como bacilo de Hansen.. O tempo de incubação após a infecção é de 2 a 20 anos. No mundo existiam 597.232 casos registrados, e foram diagnosticados 719.330 casos novos. O Brasil detém o segundo lugar no mundo, em número absoluto de casos (77.676 casos - 4,6/10.000 - Tabela 1) e índice de detecção considerado muito alto (2,41/10.000 – 41.070 casos novos)







Afeta a pele, as mucosas, os nervos periféricos e resulta em deformidades incapacitantes. Apesar da grande maioria do M. leprae está contido dentro da pele, sua transmissão é feita de pessoa a pessoa pelo contato com bacilos encontrados nas gotas de saliva, nas secreções nasais ou nas feridas dos doentes.



As pessoas devem ficar atentas aos primeiros sintomas da doença , os quais são manchas na pele que não doem, não incomodam e não coçam; dormência; formigamento; queda de pêlos no local e insensibilidade.
Descoberta precocemente a doença é controlável e curável, podendo haver o restabelecimento completo inclusive com regressão das lesões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário