domingo, 6 de setembro de 2009

CLASSIFICAÇÃO DAS INFLAMAÇÕES

QUANTO AO TEMPO: Podem ser agudas ou crônicas, as primeiras tendo um curso rápido (entre 1 a 2 semanas) e as outras constituindo processos mais demorados (superam 3 meses).

Dois padrões morfológicos de inflamação: acima, vemos uma inflamação aguda, com predominância de neutrófilos e necrose; abaixo vemos uma inflamação crônica, com células gigantes (CG), linfócitos (L) e grande quantidade de fibroblastos (F), indicativos da predominância da fase produtivo-reparativa.

Inflamações agudas -Resposta inflamatória imediata e inespecífica do organismo diante da agressão. A inflamação aguda é dita imediata por se desenvolver no instante da ação do agente lesivo, e inespecífica por ser sempre qualitativamente a mesma, independentemente da causa que a provoque.
Inflamações crônicas - Reação tecidual caracterizada pelo aumento dos graus e de outros elementos teciduais mais próximos da reparação, diante da permanência do agente agressor. A inflamação crônica é sempre precedida pela inflamação aguda, processo em que se desenvolvem as fases inflamatórias anteriormente citadas com o intuito de eliminar o agente agressor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário