quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Homem pode ter câncer de mama?


Sim!!!
O câncer de mama é uma doença rara nos homens. Ele representa 1% de todos os casos de câncer de mama e 0,17% a 1% de todas as neoplasias malignas masculinas. A proporção entre homens e mulheres é de 1 caso masculino para cada 100 casos femininos (1:100).
É estimado que até 80% dos casos de câncer de mama masculino associe-se às mutações do gene BRCA-2. Para os homens que têm o BRCA-2 mutante, a estimativa de risco durante toda a vida de ter câncer de mama é 6,3%, um valor ainda baixo se comparado ao das mulheres com a mutação. Outros fatores associados a um risco aumentado de câncer de mama em homens, como estimulação hormonal por estrógenos, etilismo (pela diminuição da função hepática e aumento dos níveis de estrógeno) e exposição a radiação ionizante. A relação entre traumatismo local, ginecomastia é lembrada pela literatura, embora seja menos clara. A síndrome de Klinefelter (46, XXY) determina um aumento de risco de 20 a 50 vezes no homem acometido.
O câncer de mama masculino costuma aparecer como um nódulo retroareolar, indolor, firme, aderido aos planos, de tamanho variado, e que costuma determinar retração ou deformidade da aréola e da papila.
A idade média de apresentação do câncer de mama no homem é de 64 anos.A mamografia permanece sendo o principal método de investigação de imagem.O principal diagnóstico diferencial do câncer de mama no homem é a ginecomastia, que é muito mais freqüente.
O tratamento cirúrgico do câncer de mama do homem difere do feminino na escolha do procedimento cirúrgico. A mastectomia radical modificada é o procedimento de tratamento padrão. A cirurgia conservadora, pelas características da mama masculina, não é indicada. Em relação à quimioterapia e hormonioterapia, não há diferenças no tratamento entre homens e mulheres. É adequado lembrar que 80% dos cânceres de mama masculinos têm receptores de estrogênio positivo, o que possibilita o uso de tamoxifeno e de inibidores da aromatase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário