domingo, 20 de setembro de 2009

Endometriose e qualidade de vida.

A endometriose é a proliferação de tecido menstrual em locais não habituais como trompas,peritônio pélvico e outros locais.Esta doença se caracteriza por dor pélvica crônic,principalmente no período menstrual,podendo ao longo dos anos,passar a doer o mês inteiro de forma contínua ou intermitente.
As dores da endometriose variam muito de mulher para mulher,podendo apresentar-se como cólica menstrual,dor constante,dor no ato sexual,dor ao defecar e ao urinar.Enfim,endometriose em suas formas severas traz bastante limitações à vida da mulher.
Sendo assim,o ideal é que faça um diagnóstico precoce,pois quando a doença é diagnótica e tratada em fase inicial os quadros de dor podem ser controlados e evita-se a deteriorização da qualidade de vida.
A grande dificuldade para o diagnóstico da endometriose é que o mesmo é feito inicialmente através de uma vídeo-laparoscopia,um procedimento cirúrgico,com internação hospitalar requerendo um afastamento da paciente de suas atividades profissionais.
Quanto maiscedo for feito o diagnóstico,mais cedo será iniciado o tratamento e assim melhor será o controle dos quadros de dor.
Um outro aspecto da endometriose são os quadros de infertilidade causados pelas agressões tubárias,ovarianas e peritoneais que a doença causa.
A nível tubário,a endometriose pode causar obstruções.semi obstruções,distorções que são responsáveis pela infertilidade.
A nível ovariano,a endometriose pode causar destruição do tecido ovariano com diminuição de reserva ovariana de óvulos,com consequente diminuição das taxas de gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário