quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Hipotiroidismo ou hipotireoidismo


Hipotiroidismo ou hipotireoidismo é um estado doentio causado pela produção insuficiente de hormônio tiróide.

Há várias causas distintas para o hipotiroidismo, sendo que a mais comum é a tiroidite de Hashimoto. Outra causa comum é a terapia com radioiodo para o hipertiroidismo. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo, porém sua prevalência tem diminuido em todo o mundo devido aos programas governamentais de adição de iodo à alimentação (especialmente ao sal de cozinha). Neste caso em que existe uma deficiência de Iodo na alimentação que causa o referido hipotiroidismo, a menor taxa de T3 e T4 circundantes no sangue vão estimular a produção de TSH sendo a causa de hipertrofia da tiróide, chamado de [bócio] por defeciência de Iodo. O hipotiroidismo é uma complicação comum na Síndrome de Down.

Sintomas do hipotiroidismo
Adultos

Fala lenta e rouca para algumas pessoas, memória prejudicada, pele seca, cabelo seco, sensibilidade aumentada ao frio e calor, obesidade e ou ganho de peso, depressão (especialmente grave em idosos), anemia, metabolismo muito lento, obstipação (prisão de ventre), fadiga, falta de fôlego, necessidade de sono aumentada, perda de desejo sexual, dor em articulações e músculos, palidez, irritabilidade, ciclos menstruais anormais, infertilidade ou dificuldade de engravidar, colesterol elevado. Perda da auto-estima. Mau-humor acentuado. Dor de cabeça, mudanca de apetite (comer demais ou de menos). Dificuldade de concentração. Queda ou aumento de pressão. Caso haja muita alteração dos níveis pressóricos o cardiologista deve ser consultado.
[editar] Crianças

Idade muito nova: vontade constante de defecar, constipação, ronco, sono em excesso. Fase em que começa a andar: abdome protuberante, pele seca, dentes demorando a nascer. Depois de começar a andar: falta de crescimento normal, estatura anormalmente pequena para a idade, inteligência abaixo do normal para a idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário